Pular para o conteúdo principal

Ácido Úrico no corpo humano




2. Ácido Úrico

2.1 Introdução

O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. Sua fórmula química é C5H4N4O3.

O ácido úrico é um produto de eliminação do metabolismo do nitrogênio no corpo humano, encontrado na urina em pequenas quantidades. No sangue humano, a concentração de ácido úrico entre 3,6 e 8,3 mg/dl é considerada normal pela Associação Médica Americana, podendo ser encontrado em níveis mais baixos nos vegetarianos.

A gota é uma denominação associada a níveis anormais de ácido úrico no organismo. A saturação de ácido úrico no sangue humano pode dar lugar a um tipo de cálculo renal quando o ácido cristaliza nos rins.

2.2 Como ocorrem as doenças relacionadas ao ácido úrico.

O conhecimento do metabolismo do ácido úrico é necessário para entender como ocorrem as diversas doenças a ele relacionadas e para possibilitar o tratamento adequado. Sabemos que as alterações dos níveis séricos (relativo a soro), do ácido úrico para cima ou para baixo causam complicações como:

gota,

artrite úrica,

insuficiência renal aguda e/ou crônica,

cálculo renal, etc.


O ácido úrico é um produto do metabolismo das purinas (proteínas), por ação de uma enzima. Ele é um ácido fraco e a sua forma ionizada, o urato monossódico, é a forma encontrada no plasma humano, no líquido extra-celular e na sinóvia. A sinóvia é o líquido viscoso, que preenche as cavidades articulares.

As purinas sofrem um processo de degradação em hipoxantina e esta se transforma em xantina. Por sua vez, a xantina, por ação irreversível de uma enzima denominada de xantina oxidase, se transforma em ácido úrico e este em urato de sódio. A maior parte dos uratos são produzidos no fígado provenientes do desdobramento das proteínas endógenas e exógenas. Vale ressaltar que a velocidade e a quantidade de ácido úrico formado a partir das purinas dependem da xantina oxidase, quanto maior for a quantidade desta enzima maior a formação de ácido úrico. Há defeitos familiares, como pequena produção da enzima que, herdados, podem influir na quantidade de ácido úrico formado.

A taxa dos uratos do nosso organismo está no limite da solubilidade dos uratos, que é de 6,8 mg %, na temperatura normal do corpo humano. Os sais de urato de sódio são muito solúveis à temperatura de 37º C, mas se depositam com facilidade nas articulações periféricas, joelhos, tornozelos, calcanhares e artelhos do pé, nos quais a temperatura do corpo é mais baixa, provocando inflamações. Quando o ácido úrico é superior a 8 mg % no plasma sangüíneo, ele pode se depositar em qualquer tecido do organismo, dependendo muito das condições locais. Quando isso ocorre, pode surgir processo inflamatório como gota, artrite, tofo e nefrite.

De uma maneira geral, o organismo humano não é capaz de metabolizar ou destruir os uratos, por isso, para manter equilibradas e normais as taxas de ácido úrico no organismo, é necessário que ele seja eliminado pelo rim e/ou pelo intestino.

Quando o ácido úrico está aumentado no sangue, dizemos que há hiperuricemia e, quando as taxas se encontram diminuídas, se diz que há hipouricemia.

2.3 Alterações do ácido úricoHIPOURICEMIA

Considera-se que há hipouricemia, quando o ácido úrico plasmático é inferior a 2,5 mg%. É uma síndrome clínica assintomática com várias causas, pouco conhecida. A hipouricemia deve ser investigada e tratada para evitar conseqüências desagradáveis como a formação de cálculos de ácido úrico, que ocorre pelas grandes perdas renais de uratos. A hipouricemia pode ser primária (permanente) ou adquirida (intermitente).




A hipouricemia primária ocorre em casos hereditários ou quando há grandes perdas de xantina pela urina (hiperxantinúria). A perda de xantina diminui muito o material necessário para a transformação de xantina em ácido úrico e, como conseqüência, ele está diminuído no plasma.

Na hipouricemia adquirida, o ácido úrico está muito baixo porque é eliminado em grandes quantidades pela urina. Isto pode ocorrer pelo uso de substâncias uricosúricas que aumentam a perda de ácido úrico pela urina como aspirina em altas doses, benziodarona, citrato, probenecide, ácido ascórbico, estrógenos e outros. Outro tipo de hipourecemia adquirida ocorre com o uso indiscriminado e não controlado de alopurinol, substância inibidora da ação da enzima xantina oxidase, que transforma a xantina em ácido úrico.

HIPERURICEMIA

A hiperuricemia é o termo referente ao estado sangüíneo no qual o ácido úrico no plasma (soro) está acima de 6 mg% nas mulheres e 7 mg% nos homens. Geralmente assintomática, a hiperuricemia está relacionada a outras doenças, como:


a acidose metabólica,

alcoolismo,

diabete,

gota,

hipertiroidismo,

toxemia gravídica,

policitemia,

leucemia,

uso abusivo de diuréticos

e, em certos casos, de cálculos renais.



2.4 Exames que detectam o nível de ácido úrico.
Os exames que detectam o nível de ácido úrico no corpo humanos, são:

O Exame de Sangue:

O exame de sangue é feito da seguinte maneira: O sangue é colhido de uma veia (punção venosa), geralmente da prega do cotovelo ou dorso da mão. O local da punção é limpo com anti-séptico e um torniquete (uma tira elástica), ou um aparelho utilizado para medir a pressão sangüínea, é colocado ao redor do braço para comprimi-lo e restringir o fluxo de sangue através da veia. Isto faz com que a porção da veia abaixo do torniquete se distenda (se encha de sangue). Uma agulha é introduzida na veia e o sangue coletado em um tubo vedado ou seringa. Durante o procedimento, o torniquete é removido para restaurar a circulação. Quando o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para evitar qualquer sangramento.

A ultra-sonografia detectará a maioria dos cálculos intra-renais e do ureter distal, mas não aqueles do ureter médio; é muito útil para avaliar o grau de obstrução/dilatação pielo-ureteral(cavidades do rim e ureter).

O EAS(exame de urina)

4 - Bibliografia Consultada & Citações.

Exame de uréia; Laboratóriobburigo – www.laboratorioburigo.com.br
Colesterol– Wickpédia, enciclopédia livre
Uréia sérica – diagnosticosdaamerica. www.diagnosticosdaamerica.com.br
http://www.invitro.com.br/principal/produto/bulaspdf/quimicaclinica/enzimatica/ureiaenz.pdf
www.abxdosadude.com.br
Col exames. – www.pifzer.pt




www.arquivos-virtuais.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização Patrimonial Setembro 2017 - R$ 127.884,29

Fonte: Bom moçada, mais um mês de 2017 passou de maneira ultra rápida. É impressionante como os dias, meses e anos passam cada vez mais rápidos. Não estou num bom dia hoje, mas estou com tempo livre no trabalho, então tenho que aproveitar este tempo para fazer minha atualização mensal. Acordei hoje com muita dor no corpo, dor no fundo dos olhos, nos joelhos e com um fadiga fora do usual. Se amanhã eu acordar do mesmo jeito, e com uma leve febre, estarei com suspeita de Dengue! Acredito que nós brasileiros já perdemos a guerra contra esse mosquito. Recentemente fui convidado/escalado para fazer parte de uma reunião da zoonose aqui da minha cidade, para tratar justamente desse "mosquitinho". É incrível a capacidade de adaptação, evolução e reprodução que este ser possuí. Ele é capaz de se reproduzir nos mais diversos ambientes, como esgoto, bueiro, sinaleiros urbanos, placas urbanas e até mesmo nas vasilhas de água de cães e gatos. Sua capacidade de criar resistência aos defens...

Cabeça de funcionário público e concurseiros

fonte : http://lanyy.jusbrasil.com.br/artigos/220014306/perguntas-e-afirmacoes-que-mais-irritam-um-concurseiro Bom pessoal, este vai ser uma postagem sucinta e rápida. Resolvi postar isso, só porque fui surrado hoje, em sala de aula (no curso de formação para agente penitenciário) por todos os meus colegas, quando soltei a perola:  "Sou a favor da privatização, pois a acho mais benéfica do que o atual estado do setor público do Brasil". Para que fui falar isso! todos em sala de aula (35 alunos), começaram a me atacar e me denegrir. Como se eu tivesse cometido um pecado, ou um crime e merecesse punição. Sou funcionário público a pouco tempo, mas antes já trabalhei como seletista ou contrato em alguns órgãos públicos, como IBGE, IEF, Professor na rede Estadual do Ensino Médio e agora na Superintendência Regional de Ensino da minha região e quem sabe, na SUAPI. E também, já trabalhei na iniciativa privada, em empresas de pequeno e médio porte, e destas de médio porte, prestando ...

Atualização Patrimonial Agosto 2017 - R$ 122.021,48

Fonte Boa Sexta-Feira moçada. Mais um mês de 2017 passou e como de praxe é hora de abrir o site da corretora e ver o que aconteceu com meu rico dinheirinho. Em termos financeiros, este não foi um bom mês para mim, estou correndo de perder uma boa grana, acho que uns 10.000 reais no Neobux . Eu também estava correndo atrás de outro projeto financeiro, para criar outro canal de renda para mim, mas até o momento foi só frustração. O resultado gerado foi só perca de tempo, muito tempo, perca de dinheiro, não muito ainda. Mas pretendo ainda tentar levar esse projeto para frente, conheço pessoas que fazem o que estou tentando fazer e ganham muito bem executando este trabalho, porque eu não consigo? Me dá uma raiva ter um intelecto inferior as outras pessoas,  tem um colega meu que começou a estudar e a executar este tipo de trabalho e em menos de três meses já consegue ganhar uns 2-5k livres por mês e eu nada. Resumo Financeiro Resultado consolidado da carteira Olhando assim a primeira v...